Inbound e outbound são duas estratégias de marketing bastante utilizadas no mercado. Embora ambas tenham o mesmo objetivo — gerar vendas —, a execução é bastante diferente.
Ainda não conhece esses dois métodos e quer entender qual é o melhor para a sua empresa? Então continue a leitura do artigo!
Diferença entre inbound e outbound marketing
Quem quer captar clientes precisa investir em estratégias de marketing. Dentre as várias possibilidades existentes, estão o inbound e outbound.
O inbound marketing é amplamente utilizado por boa parte das empresas. O termo, em português livre, significa “marketing de atração”. Esse formato nasceu como uma alternativa a ações mais agressivas, como é o caso daquele telemarketing que liga para oferecer algo.
No inbound, o grande objetivo é gerar no cliente o desejo pelo seu produto ou serviço para que ele mesmo vá até a sua empresa. Aqui, o desafio é conseguir chamar a atenção e despertar o interesse do público.
Isso pode ser feito de várias formas, por exemplo:
- produção de conteúdo nas redes sociais;
- criação de um canal de relacionamento por meio de e-mail marketing;
- oferta de iscas digitais, como os e-books.
Já o outbound marketing — também conhecido como “marketing tradicional” — promove vendas pelo mecanismo oposto: a sua empresa é quem vai atrás do prospect.
Isso pode acontecer por meio de mídias offline, como spot de rádio ou comercial de TV, mas também pode ser orquestrado pelo meio digital, com e-mails de prospecção, banners e pop-ups em sites, por exemplo.
Qual é a melhor estratégia para a sua empresa?
Como você pode ver, o inbound e outbound marketing possuem o mesmo objetivo, embora ajam de forma diametralmente oposta, mas isso não significa que uma é melhor do que a outra.
Para entender qual estratégia adotar, é preciso olhar para a realidade do seu negócio e para o perfil do consumidor do seu público. Além disso, investir em inbound marketing não impede a realização, em paralelo, de ações de outbound. As estratégias podem ser complementares e, aí, você aproveita o melhor dos dois mundos!
Um exemplo é usar estratégias de inbound para captar clientes no digital, mas realizar programas de parcerias e indicações no offline. Se você tem uma loja física, pode captar o contato dos consumidores e iniciar um processo de nutrição digital, estimulando a pessoa a comprar de novo. Quer continuar aprendendo sobre as estratégias de marketing que podem trazer sucesso para o seu negócio? Então confira também o artigo sobre as campanhas publicitárias que mais convertem no varejo!