Seguir um calendário promocional é uma estratégia interessante para saber como se aproveitar da sazonalidade para criar descontos que atraiam um público maior e, consequentemente, fazer com que sua loja fature muito mais. Veja algumas dicas de datas!
Dicas para montar seu calendário promocional
Uma das principais estratégias para aumentar vendas no varejo é o uso de campanhas de descontos. Então, que tal se programar para um ano inteiro com a criação de um calendário promocional? Confira!
1. Aniversário da loja
Use o aniversário do seu estabelecimento como pretexto para criar uma campanha que chame a atenção. Pode ser desde um dia com descontos, distribuição de cupons ou brindes, como também um mês inteiro cheio de condições especiais.
2. Dia das Mães
Essa é uma das datas sazonais que costumam vender mais! Caso você comercialize produtos que possam ser bons presentes, crie uma campanha de Dia das Mães!
3. Dia dos Namorados
Coloque o Dia dos Namorados no seu calendário promocional e aproveite para criar ideias de mimos românticos, como produtos em pares, kits que podem ser usados para uma noite especial, entre outras coisas.
4. Dia dos Pais
Mais uma data comercial extremamente importante é essa. Conquiste mais clientes no Dia dos Pais destacando produtos que seriam ótimos presentes.
5. Semana do Brasil
A Semana do Brasil é uma iniciativa do governo para aumentar as possibilidades de venda de empreendedores durante o período do feriado da Independência (7 de setembro).
6. Black Friday
A Black Friday é tradicional nos Estados Unidos e chegou com tudo no Brasil na última década, sendo cada ano maior. Segundo a pesquisa da Ebit|Nielsen, só o e-commerce movimentou 3,1 bilhões de reais apenas no dia 27 de novembro de 2020 — 24,8% a mais do que em 2019.
7. Natal
As vendas de Natal são, de longe, algumas das mais importantes para qualquer estabelecimento. Além de preparar produtos e promoções, considere aumentar a equipe e funcionar em horários especiais.
8. Liquidações de verão e inverno
Essa é uma dica interessante, principalmente, para o setor da moda. Aproveite o final das estações para fazer uma liquidação de inverno ou verão e finalize o estoque!
9. Datas locais ou relacionadas ao seu segmento
Vale a pena prestar atenção em datas locais, como é o caso do aniversário da cidade. Além disso, avalie se existe alguma comemoração relacionada ao seu público — se você vende artigos femininos exclusivamente, por que não colocar o Dia da Mulher?
Tenha em mente que seus concorrentes também estarão de olho no calendário promocional. Saiba a relevância da publicidade com famosos para aumentar o destaque da sua loja!