Se você quer ver seu varejo crescer, é preciso ter em mente que não existe somente um tipo de consumidor e que cada um deles precisa de estratégias de marketing específicas para ser conquistado.
Neste artigo vamos mostrar cinco perfis diferentes de pessoas que se relacionam com comércios e, ainda, dar dicas importantes de como conversar com cada um deles. Confira!
Conheça 5 tipos de consumidores e saiba atraí-los
Nem todo consumidor é, necessariamente, um comprador. Ainda assim, todos eles são importantes na construção de uma jornada de compra forte e que realmente resulta em vendas.
Por exemplo, alguns consumidores não têm poder de compra — como crianças. Portanto, é preciso despertar, além do desejo nos pequenos de ter determinado brinquedo, a necessidade dos pais, que são os compradores de fato.
Vamos explicar isso melhor com os cinco tipos de consumidores:
1. Influenciador
O influenciador, como o nome indica, é quem consegue movimentar uma pessoa na direção de um produto ou serviço. Isso é conhecido como marketing de influência.
Nesse cenário, inclui-se não apenas os influencers digitais e estrelas, mas também reviews, depoimentos e até mesmo a recomendação de pessoas próximas, como amigos e familiares. Para trabalhar com esse tipo de consumidor é preciso ter um espaço de destaque para opiniões sobre seus produtos e serviços ou lançar mão de programas de desconto para indicações, por exemplo.
2. Iniciador
O iniciador é quem sugere a compra. Um exemplo é quando, durante datas comemorativas, o membro de uma família sugere peças de decoração ou refeições específicas para a festa.
Para se comunicar com esse consumidor, destaque os benefícios e vantagens daquilo que você quer vender. Aqui, o principal agente é o desejo.
3. Decisor
Já o decisor é quem decide ou não se aquilo vai ser comprado e não precisa ser necessariamente o iniciador da compra. Você pode sugerir que o seu amigo compre algo, sendo o influenciador e o iniciador, mas ele é quem terá que decidir no final.
Esse perfil tende a ser mais analítico. É momento de quebrar objeções, argumentar e mostrar como seu produto ou serviço supera obstáculos que essa pessoa pode encontrar.
4. Comprador
O comprador é aquele que efetua o ato da compra, indo até a loja ou site do comércio. O importante para chamar sua atenção é oferecer uma experiência agradável: organização, atendimento rápido e eficaz, diversidade nas opções de pagamento etc.
5. Usuário
Por fim, o produto ou serviço, depois de ser adquirido, será usado. Esse consumidor é quem terá contato real com aquilo que foi comprado.
Para esse tipo, o principal é ter um canal de pós-venda útil. Isso inclui trocas e devoluções de produtos defeituosos, assistência técnica ou uma equipe de atendimento para resolver dúvidas.
Agora que você conhece os papéis possíveis entre os consumidores, precisa começar a preparar campanhas para atraí-los. Confira nosso artigo sobre como se destacar da concorrência usando a publicidade para ter a melhor estratégia de marketing!